X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Dica: Como melhorar o conforto térmico nas maternidades?

Um sistema que faz gerar uma pequena corrente de ar no focinho da matriz melhora a sua sensação térmica.

As matrizes submetidas a climas quentes e mesmo durante o verão, apresentam o seu desconforto face às altas temperaturas ambientais com o seu comportamento. O que geralmente provoca diminuição do apetite, baixa ingestão de ração e queda na produção de leite, causando efeitos negativos no desempenho dos leitões e em sua produtividade.

Nas salas de parto, o objetivo é manter dois microclimas diferentes: um para leitões que requerem cerca de 30-35°C durante a primeira semana de vida e outro para a matriz que necessita de uma temperatura idealmente entre 18-20°C. Isso torna muito difícil controlar e manter a temperatura de cada um, pois muitas vezes a matriz é submetida a temperaturas bem acima das recomendadas.

O objetivo é alcançar um equilíbrio justo entre esses dois mundos, por isso, HoCoTec uma granja localizada nos trópicos colombianos implementa o sistema FRESHNOSE para melhorar o conforto térmico das matrizes.

Como funciona o sistema FRESHNOSE?

Sistema FRESHNOSE
Sistema FRESHNOSE

No exterior do galpão onde se encontram as matrizes, é feita uma cavidade retangular, forrada com concreto, sobre a qual é colocado um ar condicionado para arrefecer o ar no seu interior, baixando a temperatura de cerca de 30°C para 16-17°C. O ar frio é conduzido por meio de um extrator, através de um sistema de tubulação de PVC; inicialmente o diâmetro do tubo central, que deve ser enterrado para protegê-lo da luz solar, é de 8''; o próximo tubo que se conecta ao tubo central e que fica abaixo das gaiolas é de 3'' e para terminar, um tubo de 1,5'' que será o que expulsará o ar para o focinho da matriz.

Outro detalhe importante é que para garantir que a corrente de ar seja distribuída uniformemente por todas as matriz, os tubos que são conectados do maior ao menor devem ser embutidos dentro da mesma profundidade, isso para que o ar preencha completamente o tubo e atinge todas as gaiolas de parto com a mesma intensidade.

O número de aparelhos de ar condicionado necessários para a(s) cavidade(s) dependerá diretamente do número de matrizes e da sua capacidade, tendo em conta que são necessários 20 m³ por matriz/hora. Outro fator muito importante, principalmente em climas quentes, é que as cavidades são protegidas da luz direta do sol pelas árvores, isso reduz o consumo de energia já que, no caso do HoCoTec, por exemplo, a temperatura ambiente pode ser superior a 30°C.

Ar recebido pela matriz no focinho
Ar recebido pela matriz no focinho

Graças a este sistema, no espaço onde se encontra a cabeça da matriz, a temperatura é de 22°C e nas outras partes da gaiola fica em torno de 33°C, o que mostra que o equilíbrio térmico pode ser mantido tanto para os leitões como para a matriz, mesmo sendo tão diferentes. Isso contribui, entre outras coisas, para melhorar a sensação térmica das matrizes, seu consumo de ração e o desempenho da leitegada.

Temperaturas em diferentes áreas da gaiola
Temperaturas em diferentes áreas da gaiola

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 138274 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista